15/08/2014

Não vou desistir do Brasil

Eduardo morreu! Não um Eduardo qualquer. Esses, morrem todos os dias de balas perdidas, nas filas do SUS, de subemprego, fome ou desesperança. Mas um Eduardo presidenciável.

O país dormiu com um tanto da esperança renovada e acordou com uma bola de fogo despencando dos céus de Santos. Ou como disse um amigo que compartilhei no Facebook, "La magique n’existe pas”.

Eduardo não era nenhum santo ou mesmo um salvador da pátria, afinal era um político e como tal poderia, perfeitamente, conhecer e ser adepto da prática do tapinha nas costas e das promessas não cumpridas, mas que sua plataforma política lançou um alento no seio da família brasileira, lá isso ele fez. Longe de ser um Sassá Mutema, o neto do Arraes soube se apresentar à nação nesses tempos de videoteipe PT versus PSDB, com um discurso que o país anda louquinho para ouvir e ver funcionar: o da Ética. E se existe um tema sobre o qual nem PT, nem PSDB podem abrir a boca é essa tal de ética. Cuecas milionárias, mensaleiros, dossiê disso, dossiê daquilo, etc. e tal. Até parece vaca de fazenda nordestina: num ano é de “A”, no outro de “B” e tome de empréstimo no Banco do Brasil. Sai FHC, entra Lula, sai Dilma, entra Aécio. É só isso que temos? Será que nenhum partido político possui um filiado que seja que frequente os botequins da cidade, as rodinhas das esquinas, os fins de festa da periferia para ouvir o que o povão anda dizendo da Dilma, do PT, da política?

Ninguém aguenta mais essa zona! Ninguém aguenta mais políticos de discursos vazios e sorrisos encomendados para fotos de campanha!

A gente está de saco cheio desses caras!

Caetano Veloso disse, após a morte de seu amigo Eduardo: “estou cansado demais das esperanças ligadas ao Brasil. São muitas décadas de teimosa aposta no país em que nasci”.

O Eduardo dizia “que não ia desistir do Brasil”.

E eu... nem sei mais o que dizer. Mas desistir, jamais!

Anderson Fabiano

Imagem: Google

2 comentários:

Jorge Sader Filho disse...

Pegou para valer, Anderson.
A verdade expressa no seu texto é contundente.
Comungo com a mesma, em todas as suas linhas.
Grande abraço.
Jorge

Gaivotadourada22 disse...

Perfeitamente colocado A
migo Anderson, lavou nossa alma!!!
Abraços!