24/11/2012

Capítulo IX – O culto à violência

A História dos EUA não difere muito de tantas outras, onde o sangue foi a tinta com a qual se imprimiram as páginas que contam os primeiros tempos, as conquistas e a ocupação de um território, até então virgem: as carnificinas covardemente perpetradas contra as nações indígenas, os acordos celebrados com os “selvagens” e não cumpridos pelos “homens brancos”, os duelos dos cowboys, o roubo de terras mexicanas. Entretanto, essas cores parecem colorir as bravatas ianques até os dias de hoje: os assassinatos cometidos impunemente pelos membros da Ku Klux Kan, as gangues de motociclistas, o gosto pela guerra e até as inocentes (?) corridas em circuitos ovais da NASCAR e Fórmula Indy, onde o público aguarda ansioso por colisões espetaculares. Tudo leva a alguma forma de se praticar e apreciar a violência.

Assim, quando se pensa que a antiga proposta da Operação Nothwoods, de 1962, pode haver sido praticada agora, arremetendo dois aviões comerciais teleguiados contra as torres do WTC, não é tão fácil descartar essa absurda possibilidade. Os Estados Unidos construíram essa imagem ao longo da História. Eles possuem tecnologia e desprezo pela vida alheia suficientes para cometer tamanha atrocidade.

O próprio Bin Laden pode haver sido vítima da descartabilidade com que os EUA enxergam seus parceiros. Se efetivamente morto em 1º de maio de 2011, o foi por falta de serventia. Ou porque era chegada a hora de “sair de cena”.

Afinal, o velho parceiro de Bush na Arbusto Petroleum, o ex-parceiro da CIA na preparação dos mujadihin na Guerra do Afeganistão, o ex-parceiro das Forças da OTAN (e do próprio EUA) na Bósnia, foi escalado como o inimigo externo, responsabilizado pelo atentado contra as Torres Gêmeas, e após ser caçado por dez longos anos, morto numa ruazinha do Paquistão. Ou apenas, “mandado para casa com um agradecimento de bons serviços prestados”. E isso, para o governo norte-americano, não seria novidade. Acabara de fazer o mesmo com Saddam Hussein, parceiro na guerra contra o Irã, mas um verdadeiro anti-Cristo quando seu prestígio político começou a ameaçar aos interesses geopolíticos americanos no Oriente Médio.

Mas Bin Laden pode haver sido sim esse terrorista inclemente, cruel e desumano que provocou tanta dor e prejuízos financeiros aos EUA. E, nesse caso, sua ideologia anti-americanista alcançou os resultados pretendidos.

O professor Noam Chomsky apresentou com rara maestria sua tese sobre aqueles fatos de setembro de 2001, no seu consagrado livro “9-11: Was There an Alternative?” (11 de setembro: Havia uma alternativa?).

O autor demonstra que são dois os “11 de setembro” e não apenas um: o de 1973 e o de 2001.

O primeiro, “quando os Estados Unidos culminaram com sucesso os seus esforços para derrubar o governo democrático de Salvador Allende, no Chile, com um golpe militar que levou ao poder o regime brutal do general Pinochet”.

Naquela época, a retórica da administração Nixon, era matar o “vírus” e aplicar uma política intolerável de desenvolvimento dependente dos EUA.

O primeiro 11/9, ao contrário do segundo, não mudou o mundo. Não era “nada com grandes consequências”, como garantiu Henry Kissinger ao seu chefe poucos dias depois.

Continua na página 177 do livro "Bin Laden não morreu!"

PEÇA JÁ O SEU!
barbaraeditorial@gmail.com

APENAS R$40,00 COM FRETE INCLUSO PARA TODO TERRITÓRIO NACIONAL.

DÊ LIVRO DE PRESENTE. CULTURA É PARA SEMPRE!


3 comentários:

Maria de Lourdes disse...

O livro é realmente excelente, Fabiano!
Uma leitura intrigante e reveladora de muitas verdades sobre as "verdades" que, como você disse, julgamos conhecer!

Recomendo porque é leitura imprescindível!

Parabéns e grande abraço!

Gaivotadourada22 disse...

Fabiano...
Realmente é um ótimo livro, estás de parabéns! Para mim foi uma maravilhosa aula e exercício de um olhar instigante que aguça nosso discernimento e sensibiliza nossa percepção para os diferentes ângulos que podem nos revelar a verdade... Adorei!!!
Aplausos Mil!
Abraços!!!

manuela barroso disse...

Um olhar que nos deixa perplexos e inquietantemente pensativos.
O estilo vivo e ao mesmo tempo coloquial com uma densidade enorme de fatos minuciosamente documentados, fazem deste livro um marco para os que se empenham ir mais longe...
Os meus parabéns ontem, hoje e sempre!
Fraterno abraço, Fabiano