Depois foi o inglês: “sem inglês ninguém chega a lugar algum”. E lá fui eu deixar meu rico francês de lado para aprender a língua dos louros meninos do norte. Quando pensei que estava pronto para ser sucesso, surgiu a informática: “sem um sólido conhecimento de computadores o homem nem se mexe mais”. Bem, se trocar datilografia por digitação e saber salvar um arquivo é “sólido conhecimento”, estou salvo. O resto é CtrlC, CtrlV!
Aí, já resignado com minha condição de sub cidadão, já que sou fumante e o mundo pertence apenas aos xiitas ecológicos não fumantes, me aparece um tal de Facebook. Ou, simplesmente Face, para os íntimos. Deus de Israel, o que é isso?
Facebook é uma poderosa ferramenta moderna que o secretário de Estado, Leon Panetta, ex-diretor da CIA, reputa como um dos mais eficientes instrumentos para localizar pessoas. Mas não sou nem besta de querer entrar no mérito dessa questão, pois com toda certeza, a esmagadora (ou seria esmagada) maioria dos usuários do Face não faz a menor ideia de para que serve a linha do tempo.
Pois bem, aqui estou eu, perseguindo o sucesso, cadastrado no Face, livre do ostracismo e com quase 400 amigos. 400 AMIGOS!? Putz, ninguém na face da terra tem 400 amigos!
O Face me abriu as portas de um novo mundo de conhecimentos. Hoje sei, por exemplo, que o sucesso de um homem se mede pelo número de “curtir” e “compartilhar” em suas postagens. Fantástico! E “curtir”, para quem não sabe, é a coisa mais preguiçosa, cínica e hipócrita que poderia existir. Seguinte: como no Face o que vale é ter uma porrada de amigos e ninguém tem tempo de escrever coisas sinceras para todos, basta esperar que o cara poste alguma coisa e quando você receber o aviso, vai na página do seu “amigo” e aperta a tecla “curtir”. Pronto! Garantiu a sobrevivência de uma amizade.
Bacana, né? Na prática, o “curtir” funciona assim: se você está próximo dos “amigos”, comemorando, brincando, se divertindo junto, eles vêm na sua página e deixam um comentário. Caso contrário você cai na categoria “quem não é visto não é lembrado” e ganha apenas um “curtir”. Mas, puxa, se você precisa ser visto para ser lembrado, você é literalmente um ninguém!
Sei não, acho que vou sair do Face e continuar curtindo o velho, sincero e confiável modelito de amizade.
Anderson Fabiano
Imagem: Google
11 comentários:
Excelente esta abordagem sobre o facebook. Realista, saudável e divertidíssima! Adorei e não curti apenas, viu? ( rsrrsrs).
Uma Linda Noite Feliz,mas nada de hipocresia,afinal sou a anos seguidora de teus relatos e ótimas crônicas.O Face é o ponto mais alto do podium em falsidade..tipo,eu te adoro,minha querida,nossa como vc é iluminada..etc...Face é assim me deixa cheia de Ematomas,pois quando não sabem o que dizer,escrever ou ser útil,então o povo me "Cutuca"E eu nem sei como aguento tanta cutucada,mas é um povo sem Fronteiras,com Liberdade de Expressão,que querem espalhar propaganda dos seus Livros,e eu fui nessa,e não vendi nenhum,porque será que não se vende livros,eu sei....
É porque vivemos e moramos em um Condomínio de Poetas,e todos temos os mesmos Dons e Profissões.Teriamos que morar em um Jardim onde houvessem Drs do Riso,Engenheiros,médicos,etc....
Valeu amigo,sempre é um prazer te ler,trocar figurinhas,e deixo um Girassol para ti..Bjus\Flor*
kkkkkkk!
Não podia ser diferente! Ler tuas crônicas é diversão na certa! Irreverente, perspicaz, bem-humorado e super crítico!
Concordo com vc, Anderson! Tudo bem que a gente tem amigos de verdade no face, convive, "curte" e compartilha várias coisas bacanas com eles... Mas tem uma boa parcela de pessoas que a gente nem sabe que estão lá, e nem eles sabem da gente! rsrs
Matou a pau, como sempre, meu amigo!
Abração!
Oi amigo Fabiano!
Estou como você a me sentir estranha no ninho nesta imensa rede, onde se trocam amabilidades e "curtires" com pessoas das quais nada sabemos.Mas, ao mesmo tempo, é bom demais da conta encontrar por lá pessoas com as quais temos afinidades de espírito, como é o caso de Helena e você...não os conheço pessoalmente, mas parece que são meus amigos de infância e é uma alegria vê-los por lá.
Não saia do Face, please, gosto de vê-los por lá...e sei que muitas pessoas também.
Bjssssss,
Leninha
"Curti" muito o seu post. :)
Acho o Facebook muito estranho e ainda não entendi exatamente para que serve. As pessoas postam fotos e frases feitas e os outros "curtem", numa tentativa desesperada de angariar mais "amizades" e espantar a solidão.
:o/
Oi Anderson
Adorei o texto.
O facebook é realmente traiçoeiro...kkk
Beijos
Ani
Oi Anderson,voltei para divulgar a publicação do meu livro.
Abração
http://www.clubedeautores.com.br/book/141356--Carta_da_Italia
Muito bom , adoro ler_crônicas e poesias_ posso passar o domingo todo lendo por aqui sem ter que ir ao face ... rs
até criei um , mas curtia tão pouco que os amigos foram minguando rs e eu desprezei todos rs
nada como um bom e tranquilo bloguizinho de fotos rs isso sim é curtição,
virei fã dos seus escritos .Parabéns
deixo abraços
E mais nada disse, nem lhe foi perguntado. Assim terminavam os depoimentos na polícia e no juízo criminal, no bom tempo que eu subia na tribuna e contava uns casos para absolver ou arranjar pena pequena para os clientes. Assim está o seu limpo e claro testemunho.
Aquele abraço,
Jorge
Maravilha de texto, Fabiano!!!
Não vou dizer que "curti", mas vou dizer que adorei ler... kkk
Também tenho essa percepção sobre o
(F) face, mas nos deixamos vencer, é um tanto inexplicável issoooooo!!! Quase um monstro a nos dominar!!!
KKKK
Grande abraço para você e minha Amiga do Coração!!!
rs, Muito bom! Concordo com tudo! Não faço parte de nenhuma rede social e nem sei para que serve, graças a Deus!
Cheguei aqui através do blog de Jorge Sader. Gostei muito do seu blog.
Abraços!
Postar um comentário